Estratégia

ESTRATÉGIA

Nosso foco nos últimos anos tem sido criar uma plataforma multisserviço para os nossos clientes, com soluções que vão desde meios de pagamentos até serviços financeiros de valor agregado, tanto no mundo físico quanto no digital.

Com isso, após anos de contínuos investimentos e melhorias, os estabelecimentos comerciais já possuem acesso às mais modernas tecnologias e soluções inovadoras do mercado e nós planejamos expandir nossos negócios ainda mais para trazer a melhor experiência ao cliente por meio das estratégias listadas a seguir.

Expansão da oferta de produtos digitais e investimentos de monetização

Pretendemos construir nossa plataforma digital totalmente nova para crescer no segmento de e-commerce, que se tornou o canal de pagamentos de crescimento acelerado devido à adoção de novas tecnologias e ao impacto das mesmas no comportamento dos clientes.

Continuaremos a ser inovadores e nos adaptar a futuras mudanças no comportamento dos clientes, tanto organicamente quanto por meio de aquisições ou parcerias quando apropriado, a fim de capturar da melhor forma todo o crescimento de mercado possível.  No curto prazo, nossa estratégia considerará, entre outras, as seguintes soluções:

  • Auttar: Uma solução multicanal que simplifica a integração de automação comercial e serviços de pagamento. Acreditamos que essa solução estabelece uma boa experiência do usuário com recursos que fornecem aos estabelecimentos o controle sobre o processo de venda. Combinado com a automação comercial, a Auttar nos permite fornecer soluções específicas para cada segmento, incluindo restaurantes, salões de beleza e postos de gasolina. Em 2020, ela agregou 8.000 novos clientes à nossa base com seus serviços de customização de software;
  • PIX: Em 2020, o Banco Central lançou uma solução de pagamentos instantâneos. Com relação ao seu uso, estamos ofertando os seguintes serviços:
    • Facilitador de PIX: Uma forma simplificada para os estabelecimentos utilizarem o PIX para receberem pagamentos;
    • Centro de aceitação PIX: Um serviço de pagamento para estabelecimentos e outros players;
    • Ferramenta de conciliação PIX: Um serviço de suporte a gestão financeira para estabelecimentos comerciais responsável pela total conciliação entre fluxos financeiros por bandeiras e respectiva conta liquidação. O serviço oferece aos estabelecimentos credenciados uma visão completa dos termos, valores, domicílio bancário, pagadores, bem como a identificação e registro dos dados PIX para suas transações.

 

Manutenção da vantagem competitiva em termos de eficiência

Acreditamos ter uma vantagem competitiva devido ao nosso baixo custo por transação. Em 2020, tínhamos um custo por transação de R$0,32 e, com base nos dados disponíveis, é inferior ao de nossos principais concorrentes. Acreditamos que esta vantagem competitiva seja significativa devido ao aumento da concorrência nos últimos anos, com novos players conquistando crescimento e ganhando participação de mercado de competidores mais tradicionais. Por isso, manter os patamares de baixo custo por transação dentro do setor nos possibilitará ser mais competitivos em termos de preços, permitindo-nos crescer ainda mais no mercado.

 

Manutenção do relacionamento com o Santander Brasil e expansão do Canal Independente

Acreditamos que nosso sucesso se deve ao relacionamento flexível com o Santander Brasil. Esta é uma relação de mão dupla, da qual ambas as partes se beneficiam. Nossa estratégia nesse sentido permanecerá a mesma nos próximos anos após a Cisão. Além disso, também focaremos na construção de um novo canal independente, o que permitirá crescer fora do ecossistema Santander Brasil nos próximos anos.

Transformação em um pilar principal no âmbito da PagoNxt

Após a Cisão, nós operaremos como a filial brasileira de adquirência da PagoNxt do Grupo Santander. A PagoNxt é uma iniciativa estratégica que visa promover o crescimento sustentável e rentável por meio da integração de várias soluções de pagamentos para negócios e consumidores, utilizando a tecnologia mais moderna. Ela já é uma das maiores fintechs desde sua fundação, com mais de 1.400 empregados ao redor do mundo. A marca PagoNxt será o guarda-chuva por meio do qual o Grupo Santander unificará todos os seus negócios de pagamentos, com o objetivo de auxiliar o Grupo Santander a fortalecer suas vantagens competitivas nesse segmento essencial para consumidores, tanto em relação a fintechs, quanto em relação a grandes plataformas digitais, tais como outros bancos.

A PagoNxt é uma empresa independente no Grupo Santander, que conta com os adequados talentos, processos e governança corporativa. Por meio de suas três linhas de negócios, a companhia oferece soluções não somente a clientes do segmento bancário do Grupo Santander, mas também a clientes terceiros, instituições financeiras e fintechs. A PagoNxt fornece:

  • Soluções para Estabelecimentos Comerciais: O objetivo da companhia é construir uma plataforma aberta de pagamentos global para estabelecimentos comerciais, e consolidar a posição de liderança do Grupo Santander nesse sentido. Essa linha de negócio incluirá as soluções para estabelecimentos comerciais da PagoNxt, o que justifica a expansão global da Getnet, que possui mais de 1,1 milhões de usuários e será essencial para a estratégia da PagoNxt no segmento de adquirência. Tal solução também fornecerá aos clientes uma experiencia única, incluindo outros serviços de valor agregado.
  • Soluções de Negociação: A visão da PagoNxt é fornecer soluções rápidas e eficientes de serviços financeiros, cadeia de suprimentos, pagamentos internacionais e remessas de câmbio para PMEs (Pequenas e Médias Empresas) e microempreendedores internacionais, que antes eram acessíveis apenas às grandes empresas. No coração da estratégia de negócios da PagoNxt está a Ebury, que, juntamente a One Trade, Mercury e Payments Hub, já prestam serviços para mais de 160.000 PMEs.
  • Soluções para Consumidores: O objetivo da PagoNxt é prestar soluções simples e com alto engajamento para pessoas físicas, fazendo parte do dia a dia de nossos consumidores. Tais soluções incluem a Superdigital, a plataforma financeira inclusiva já disponível no Brasil, no Chile e no México, além da PagoFX, a franquia da PagoNxt para pagamentos internacionais entre pessoas físicas.